Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Plano de aula Dia dos avós.


Tema: Dia dos avós(26/07)
Os Padroeiros dos Avós
Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I a.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.
O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó e dizer o quanto  o amam!!!

Objetivos:
Ø Desenvolver a linguagem oral:
Ø  Cultivar a afetividade familiar avó/avô

Desenvolvimento: Na rodinha conversar sobre a vovó e o vovô....
v     Quem sabe o nome da vovó?
v     E qual é o nome do vovô?
v     O que a vovó gosta de fazer?
v     Você  gosta de passear na casa da vovó?
     Instigar a conversa e a participação de todos os alunos.

Trabalhar a quadrinha da vovó:

A CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ
O CAFÉ TÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
ü Afixar um cartaz na sala de aula com o texto e ler várias vezes até os alunos memorizarem a quadrinha.
ü Formar com o alfabeto móvel a palavra VOVÓ.
ü Confeccionar uma lembrancinha para a vovó.


Avaliação: Avaliar através da conversa e observação se houve envolvimento dos alunos na atividade proposta.

5 comentários:

  1. Muito legal!!!Vou usar as dicas no planejamento da semana dos avós.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!!! Vou usar as dicas no planejamento da semana dos avós.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ótimo trabalho! Ajudou muito. Obrigada por compartilhar ❤️

    ResponderExcluir